União da Vitória - PR

União da Vitória é um município brasileiro do estado do Paraná. Pertence à microrregião de mesmo nome e também a Mesorregião do Sudeste Paranaense, apesar de que formalmente está localizada no extremo Sul do estado. Fica 243 km a oeste da capital do estado e a 1.472 km da capital do país. De acordo com o último censo realizado em 2010, a cidade possuía cerca de 52.735 habitantes.

A cidade faz divisa com Porto União, no estado de Santa Catarina, através de uma linha férrea e também pelo Rio Iguaçu, que corta o município. Essa divisão entre as duas cidades, forma um único núcleo urbano de aproximadamente 89.000 mil habitantes, sendo conhecida como as "Gêmeas do Iguaçu".

Venha conhecer nossa cidade e se apaixonar!

Pontos Turisticos

Morro do Cristo

No ponto culminante de um dos mais altos morros que cercam o município, a 928 metros acima do nível do mar, localiza-se o símbolo maior da cidade: a estátua do Sagrado Coração de Jesus, Padroeiro do Município, inaugurada em 1968. Atingida por uma escadaria de 219 degraus.


Maria Fumaça

Construída em 1913 nos Estados Unidos, batizada com o número 310, a locomotiva que pertenceu a R.F.F.S.A. ficou instalada na Praça Visconde de Nácar, em União da Vitória durante 28 anos. No ano de 2005 a locomotiva foi retirada da praça para realização de reforma e realizar passeios turísticos.

Sagrado Coração de Jesus (Catedral)

Aos 20 de maio de 1917, por ocasião da Visita Pastoral de S. Ex.a Dom João Francisco Braga, Bispo Diocesano de Curitiba, foi lançada e benta a pedra fundamental da futura Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, de União da Vitória, em terreno doado pelo Governo do Estado do Paraná, na pessoa do Dr. Affonso Alves de Camargo, Governador; Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Secretário da Fazenda e Cel. Amazonas de Araújo Marcondes, Prefeito Municipal de União da Vitória.


Santo do Rio dos Pardos

Um dos mais altos do município, com 72 metros de queda, local que reúne bela flora e fauna. O salto faz divisa entre Porto União e Matos Costa.

Estação Ferroviária

A Estação já foi palco para grandes viagens do Brasil por meio da linha do trem. Hoje, o local, que é também divisão entre os dois municípios: Porto União e União da Vitória; ainda abriga a Maria Fumaça que faz passeios esporadicamente até as proximidades. Atualmente também, do lado catarinense, a estação abriga a Fundação de Cultura e a Câmara de Vereadores.


Porto União

O secretário de turismo de Porto União, Aloísio Salvatti, afirma que a cidade é composta por uma série de atividades atrativas, que narram a história do seu povo. A ênfase vai para as construções históricas da cidade. O Parque do Monge João Maria é com certeza o mais famoso ponto turístico da cidade. Confira os atrativos mais visitados na cidade, conforme dados da secretaria.